Enjoy benefits and new preview !
O código de barras, uma forma de identificação automática, foi originalmente criado para lojas de alimentos, mas a sua utilização, desde então, expandiu-se e agora é encontrada em diversos lugares, como consultórios médicos, gabinete jurídico, correios, lojas de retalhistas, de segurança e aluguer de automóveis.
O código de barras e suas tecnologias associadas têm sido utilizados na indústria para envio e recepção de produtos por mais de 30 anos. No entanto, mesmo as necessidades mais comuns, as aplicações de código de barras se espalharam por toda as empresas como a logística, contabilidade e atendimento ao cliente, mas também nos locais de produção.
Em todos os usos acima mencionados, a utilização de códigos de barras é devido à mesma razão: Melhorar a gestão de dados e acessibilidade, mas também a reduzir os custos. Em 1970 e 1980, o aumento do uso de computadores em empresas comerciais e industriais alimentaram a necessidade de entrada de dados. As empresas contrataram muitos profissionais de entrada de dados cujas tarefas repetitivas era a entrada de informação para os dispositivos de rede. Na década de 1990, esta necessidade de informações precisas e em tempo real explodiu com a introdução de métodos just in time (produção à procura e gestão da cadeia de suprimentos). Hoje, muitas tarefas de entrada de dados manual foram substituídos por códigos de barras.
O uso generalizado de códigos de barras na indústria durante as últimas três décadas levou ao desenvolvimento de inumeras normas por grandes grupos industriais, como AIAG (automóvel), EIA (Eletrônica) HIBCC (serviços médicos) e HAZMAT (produtos químicos).
Essas normas garantem a conformidade universal e identificação fácil para todos os diferentes parceiros da cadeia de produção a partir da cadeia de aprovisionamento até o ponto de venda. Essas normas também permitem uma melhor rastreabilidade de produtos químicos ou perecíveis.
A melhoria da precisão dos dados é a principal motivação para a implementação de um sistema de código de barras. Muitas vezes, localizada na base de cada operação, a entrada de dados permite a uma empresa produzir relatórios precisos e previsões de necessidades das futuras ações. A entrada de dados tornou-se um ponto crítico em todos os postos de uma empresa, e faz com que seja importante identificar as margens de erros tolerados.
As empresas com sistemas de código de barras integrados, que permitem aos utilizadores digitalizar códigos de barras em vez de digitar números manualmente, obtêm a uma precisão de dados de 99%. Para as empresas em que erros de dados são um mero incômodo, a diferença entre 85% e 99% pode não parece muito. No entanto, para as organizações onde os erros de entrada de dados são catastróficos, tais como hospitais, laboratórios e outras empresas industriais, o objetivo é conseguir uma precisão de quase 100%. O código de barras é a melhor ferramenta para essas empresas, garantindo a validade dos dados, reduzindo assim o impacto dos erros humanos.
Além de proporcionar uma precisão quase perfeita, os códigos de barras também permitem aos usuários trabalhar mais rápido. Levando-se em conta o tempo necessário para corrigir os erros de entrada de dados simples, é fácil ver a eficiência adquirida com o código de barras.
Além disso, ao fornecer os sistemas informáticos a capacidade de "ver" exatamente o que está acontecendo em uma organização, os códigos de barras permitem a conversão imediata de ações físicas em transações digitais. Esta conversão de antigas tarefas manuais para o processo eletrônico permite uma maior eficiência na tomada de decisão pela administração e na gestão através de informações em tempo real. Ela também permite a equipe de otimizar as suas tarefas e prioridades.
Enquanto o tempo economizado em operações de entrada de dados é constatado facilmente, as verdadeiras melhorias ocorrerem na capacidade de duração de codificação de barras expandem aos outros setores, e conduzem a uma automatização funcional. Esta automatização simplifica a coleção, tratamento e triagem de informações.
O código de barras, especialmente em ambientes industriais em constante mutação, permite operações mais homogêneos com o objetivo de padronizar a qualidade do produto. Isto é possível através da combinação de funções de gestão de dados e impedindo uma sobrecarga na entrada de dados.
Os sistemas de autentificação automáticas normalmente operam a uma velocidade definida, determinada pela velocidade máxima da impressora ou desencadeada por uma acção de um outro dispositivo externo. Por exemplo, em uma linha de montagem, as operações que foram previamente abrandadas pelo congestionamento no ponto de entrada de dados podem agora avançar regularmente através dos sistemas de etiquetagem automáticos "print-and-apply" e nos scanners fixo.
Além disso, usando simbologias de código de barras convencionais, o cumprimento rotulagem garante que as informações do código de barras são integradas e retransmitidas de uma forma que é compreensível e aceite universalmente.
O código de barras pode ajudar qualquer empresa a gerir todos os seus produtos e matérias-primas. As empresas geralmente usam códigos de barras em equipamentos industriais, equipamentos de informática, móveis de escritório e ferramentas para registrar a quantidade de cada item. eles são também utilizados para esclarecer determinadas detalhes, como a condição , a cor, os recursos e o usuário designado da ferramenta ... As bibliotecas de todo o mundo colocam códigos de barras sobre os livros para rastrear. Da mesma forma, os proprietários de frotas de automóveis, agências de transporte público e empresas de aluguer de automóveis usam códigos de barras para rastrear relatórios de manutenção pormenorizados de cada veículo. As empresas industriais têm as mesmas necessidades para o rastreamento detalhado do stock dos produtos acabados e das matérias-primas.
Muitas empresas completam o processo de fabricação, anexando uma etiqueta para o produto acabado, o contentor ou a palete. Esta etiqueta muitas vezes contém informações muito específicas sobre o produto tanto nos códigos de barras que no texto associado. A parte legível da etiqueta é susceptível descrever as características do produto, como a quantidade, o nome do fabricante e as do cliente, se eles são conhecidos. O código de barras contém informações internas, como o número da linha de produção, data da operação, os matérias utilizadas, os números de série e outras informações sobre o controle de qualidade. Analisando a etiqueta no serviço de expedição, a empresa pode identificar o estoque exato em tempo real, mas também a hora e a data exacta em que qualquer produto saiu do armazém.
Register to the Newsletter
ZEBRA Technologies
Enjoy benefits and new preview !
O site myZebra é a plataforma de vendas online da ECE,
especialista em produtos Zebra.
ECE não está de forma alguma relacionado com
Zebra Technologies Corporation.